top of page

SOS Ansiedade

Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.

Aromaterapia para ansiedade e depressão

Como os óleos essenciais podem te ajudar.


Kit inclui: 1 óleo essencial de palmarosa WNF 5ml, 1 óleo essencial de laranja doce WNF 5ml + 1 creme neutro Skin Care WNF 500ml. Kit Aromaterapia para ansiedade e depressão - Vegana Brasil

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza os aromas dos óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, mental e emocional. Muitas pessoas relatam benefícios significativos no uso de óleos essenciais para aliviar a ansiedade e a depressão, embora seja importante notar que a aromaterapia não é uma substituição para tratamentos médicos ou psicológicos adequados. É aconselhável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer forma de tratamento.



Os óleos essenciais são usados na

aromaterapia como uma ferramenta de

apoio para saúde, equilíbrio e bem-estar,

e são mundialmente conhecidos

por agir em questões terapêuticas diversas

com grande funcionalidade.



Quais óleos devo usar para lidar com essas sensações?

Aqui estão alguns óleos essenciais que podem ser úteis para aliviar a ansiedade e a depressão:


O óleo essencial de lavanda possui qualidades antissépticas e anti-inflamatórias naturais, sendo uma excelente escolha para quem tem pele sensível ou irritada. Ao acalmar suavemente a pele, o óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a vermelhidão, aliviar o ressecamento e promover uma tez mais equilibrada.

A maravilhosa lavanda

O óleo essencial de lavanda possui qualidades antissépticas e anti-inflamatórias naturais, sendo uma excelente escolha para quem tem pele sensível ou irritada. Ao acalmar suavemente a pele, o óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a vermelhidão, aliviar o ressecamento e promover uma tez mais equilibrada.


Além disso, o óleo essencial de lavanda é conhecido pelos seus efeitos relaxantes e de alívio do stress. Incorporá-lo à sua rotina de cuidados com a pele pode criar uma experiência semelhante a um spa, promovendo uma sensação de tranquilidade e bem-estar.


O delicado aroma do óleo essencial de lavanda tem sido associado à redução da ansiedade, permitindo-lhe relaxar e rejuvenescer enquanto cuida da sua pele.



O revitalizante óleo essencial de laranja doce (em todos os sentidos) Extraído da casca da laranja, o óleo essencial de laranja doce possui uma abundância de propriedades benéficas para a pele. Repleto de antioxidantes naturais e vitamina C, este óleo auxilia no brilho e revitalização da pele.

O revitalizante óleo essencial de laranja doce (em todos os sentidos)

Extraído da casca da laranja, o óleo essencial de laranja doce possui uma abundância de propriedades benéficas para a pele. Repleto de antioxidantes naturais e vitamina C, este óleo auxilia no brilho e revitalização da pele.


O aroma da laranja doce atenua os pensamentos negativos ao mesmo tempo que reduz a ansiedade e ajuda no sono. Além disso, o aroma revigorante do óleo essencial de laranja doce estimula os sentidos, despertando o seu humor e proporcionando um impulso energizante ao seu dia a dia. Ambos os óleos essenciais têm propriedades que podem ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse.


Além da combinação certeira do óleo essencial de lavanda e óleo essencial de laranja doce, outros óleos essenciais também são recomendados, veja quais são logo abaixo:


Erva-Doce: O óleo essencial de erva-doce é conhecido por suas propriedades relaxantes e sedativas. Pode ajudar a aliviar a ansiedade e promover o sono tranquilo.


Bergamota: Este óleo cítrico tem propriedades revigorantes e pode ajudar a melhorar o ânimo, reduzir o estresse e aliviar a depressão.


Ylang Ylang: O aroma do ylang ylang é considerado afrodisíaco e pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e promover o relaxamento.


Menta piperita: a menta piperita é energizante e pode ajudar a aliviar a fadiga mental e melhorar o foco, o que pode ser benéfico para quem lida com a depressão.


Patchouli: o óleo essencial de patchouli tem propriedades relaxantes e pode ser útil para equilibrar as emoções e aliviar a ansiedade.



Receitinhas e formas de usar:

>> Ambiente: utilize difusor com água e adicione a mistura dos óleo essencial de lavanda e óleo essencial de laranja doce.


>> Banho de imersão: aplique os óleos essenciais direto na água ou se preferir, basta diluir em 10ml de leite integral, leite de castanhas ou qualquer outro de sua preferência. Fique imerso na água (exceto a cabeça) entre 15 e 30 minutos.


>> Massagem: misturar o óleo essencial de lavanda e óleo essencial de laranja doce em duas colheres de creme neutro ou 10 ml de óleo vegetal de semente de uva, para massagear o corpo todo.

>> Massagem: misturar o óleo essencial de lavanda e óleo essencial de laranja doce em duas colheres de creme neutro ou 10 ml de óleo vegetal de semente de uva, para massagear o corpo todo.


>> Colar difusor: aplique duas gotas de óleo essencial de lavanda e óleo essencial de laranja doce na base dentro do colar. Utilize o colar por 1 hora.


>> Aromaterapia rápida: utilize o rollon celebrar da linha Aromastock, produto pronto para o uso com óleos essenciais de lavanda, laranja doce, alecrim e lemongrass. Utilize de 3 a 5 vezes por dia nos punhos, atrás da orelha, nuca e umbigo.


Lembrando que os óleos essenciais puros são muito concentrados, então você deve seguir a indicação de uso e sempre consultar profissionais.



Ansiedade

O óleo essencial mais usado para diminuir ansiedade, trazer paz e auxiliar no relaxamento físico e mental é o óleo essencial de lavanda da espécie Lavandula angustifólia ou officinalis (conhecida mundialmente como lavanda francesa). Existem outros óleos essenciais que ajudam nessa mesma atividade, como o de erva-doce, por exemplo. Você pode usar os óleos em sinergias (misturados entre si), mas sempre associados a óleos vegetais, gel, ou creme neutro, nesse caso, o melhor momento seria após o banho à noite ou antes de dormir.



Nunca use os

óleos essenciais puros na pele.



Para o corpo, a proporção ideal é 5ml ou 6ml de óleo vegetal para 2 gotas de óleo essencial.

No caso do gel ou creme neutro, 2 colheres de sopa para cada 2 gotas de óleo essencial.


No ambiente, os óleos devem ser usados na difusão aérea, através de difusores a vela, com lâmpada, tomada, peebles de cerâmicas ou ultrassônicos. A proporção é 10 ou 15 gotas para até 3 horas de Aromaterapia.


Existem também colares pessoais aromáticos: pingue 1 gota de óleo essencial e tenha a atividade da aromaterapia por até 1 ou 2 horas.



Depressão

Para a depressão e falta de energia, indicamos os óleos essenciais cítricos, podendo ser laranja doce, grapefruit, limão siciliano ou bergamota, por exemplo.


Contra a exaustão e fadiga, podemos usar alecrim, menta, vetiver e canela, sempre da mesma forma, ou seja, para o corpo a proporção ideal é 5ml ou 6ml de óleo base para 2 gotas de óleo essencial. No caso dos géis ou cremes, 2 colheres de sopa para cada 2 gotas de óleo essencial.



Sintomas e sensações

Energia, disposição e alegria de um novo dia, onde a cada nota olfativa o nosso cérebro se conecta, reconhece e produz emoções, que permitirão que tenhamos um dia produtivo e feliz, com energia e paixão para aproveitar cada momento. Vegana Brasil

A ansiedade é um distúrbio de saúde mental, caracterizado por sentimentos de preocupação, medos e insegurança, que interferem nas atividades diária e proporcionam aumento no batimento cardíaco, além de aumentar o cortisol.


É capaz de desequilibrar o físico e o emocional de qualquer pessoa ou animal.


À noite é o momento em que estamos mais introspectivos, às vezes sozinhos. É quando chegamos em casa, depois de um dia de trabalho, quando paramos literalmente com atividades físicas e mentais cognitivas, surgem pensamentos com foco em problemas e em soluções possíveis, tudo antes de nos deitar.


Esses pensamentos vão ganhando formatos irreais e podem trazer insônia, sensação de impotência, angústia e início de depressão, além da falta de energia para iniciar um novo dia.


Próximo ao horário de dormir, nosso organismo deve procurar um local aconchegante, sem barulho, com meia luz ou pouca luz, que proporcione a liberação no organismo de um hormônio que se chama melatonina. Nesse momento, o ideal é não ver TV após as 20h, evitar noticiários sensacionalistas, não ter contato com palavras negativas e que influenciem na tranquilidade geral do seu organismo, podendo causar qualquer insegurança ou medo. Filtre as informações, SEMPRE!


Precisamos de um equilíbrio físico e mental, capaz de alterar a frequência dos pensamentos e das nossas ações. Diminuir o consumo de químicos e introduzir cada vez mais produtos naturais nas nossas vidas, será essencial para mantermos o nosso físico e mental equilibrados.


Os óleos essenciais são complementares em alguns tratamentos médicos e é necessário o conhecimento deles, saber como aplicar e suas técnicas, sempre com orientação profissional de um aromaterapeuta ou osmólogo. Procure sempre orientação médica.



Fale com a gente. Marque a @Vegana_Brasil nas redes sociais, acompanhe nossas redes sociais e descubra como usar os óleos essenciais para o seu bem-estar diário.



27 visualizações0 comentário
bottom of page