top of page

Tudo sobre o óleo essencial de gerânio

Atualizado: 4 de out. de 2023

Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.

O Óleo essencial de gerânio é o nosso melhor amigo.

Seus benefícios ajudam as mulheres em todas as fases, principalmente no climatério e na menopausa, a fase da mulher madura. A espécie utilizada na produção do óleo essencial de gerânio é o Pelargonium graveolens, da família das geraniáceas e o óleo essencial de gerânio da WNF é originário do Egito. Você conhece o óleo essencial de gerânio? Sabe como usá-lo com segurança no corpo e no ambiente? Acompanhe a gente até o fim, e mergulhe nesse universo de possibilidades dentro de um contexto vegano e natural, com consumo consciente.

O óleo essencial de gerânio é internacionalmente reconhecido como antioxidante e anti-aging natural. É presente nas principais formulações cosméticas por conta dos seus ativos e custo-benefício. Você encontra publicações científicas nesse sentido no PUB MED, LILACS (Informação científica e técnica em saúde da américa latina e caribe), Google acadêmico, Scielo e BJNS (brazilian jornal of natural sciences). A extração do óleo essencial de gerânio é da planta inteira e fresca, folhas, talos e flores, cortadas rente ao solo e a destilação é através da metodologia de arraste a vapor. O rendimento desse óleo é aproximadamente para cada 500 kg de planta cortada, 1 kg de óleo essencial. A coloração é transparente, quase incolor, levemente amarelado, dependendo da safra.

Seu odor é semelhante ao de rosas, porém é mais estruturado e complexo. O óleo de rosas tem uma nota olfativa mais “redonda e harmônica”, e, portanto, é o queridinho dos perfumistas para compor perfumes florais e femininos. O óleo essencial de gerânio é rico em geraniol, sua molécula majoritária, e atua no corpo equilibrando as emoções e humor. Deixa a mulher mais tranquila e acolhida. Traz segurança e ajuda em momentos de perdas e luto. Na aromaterapia, usamos esse óleo da seguinte forma: permeação cutânea, através da epiderme, atingindo o sistema circulatório sanguíneo e através da respiração, onde a aromaterapia atingirá seu potencial no sistema límbico e a permeação do óleo se dará pelos alvéolos, pulmão e posteriormente a corrente sanguínea. Para profissionais de estética e beleza, esse óleo traz resultados e sofisticação para vários tratamentos faciais e estéticos corporais. É usado em cremes, massagens, escalda pés, banhos de imersão, protocolos variados de tratamentos com foco em redução de rugas, manchas, clareamento da pele, ressecamento e para promover rejuvenescimento, maciez, hidratação e ajudar na síntese de colágeno e renovação celular, se associado a outros ativos naturais. Muitos terapeutas e profissionais ligados a psicossomática, medicina integrativa e aos PICS de saúde, utilizam o óleo essencial de gerânio para auxiliar nos quadros de agitação, desequilíbrio hormonal, depressão, medo, luto, perdas, falta de libido e ajudar no resgate do amor-próprio e autoestima feminina.


Em tratamentos holísticos, atua no campo emocional e espiritual, “curando” ancestralidade e sagrado feminino. Evoca um espírito afetivo, acolhedor e que envolve toda a família, compreendendo desavenças e atritos conjugais. Muito usado para integrar e ajudar em momentos de conciliação. Traz harmonia e amor incondicional. Um verdadeiro “colo de mãe”. Protocolos de uso: Uso no ambiente: Por ser um aroma floral e doce, não combina com ambientes coorporativos, reuniões, escritórios e recepções. Prefira utilizá-lo no quarto, na casa, ambiente intimista e de família. Durante um tratamento terapêutico ou consulta médica, pode ser colocado em difusores de ambiente, na intenção de promover acolhimento, compreensão, alegrar a alma e fortalecer o espírito. Use de 10 a 15 gotas, no total, sempre com água, em difusores de ambiente. O difusor pode ser do tipo: tomadinha, a vela, a lâmpada ou ultrassônico. Use por até 3 horas seguidas. Se quiser usar em colar pessoal, use sempre 1 gota por até 3 horas no dia, não mais que isso.

No corpo: Misture sempre no creme neutro ou óleo vegetal. Acolher, perdas e luto: 1 colher cheia de creme neutro ou 2 ml de óleo vegetal, use 1 gota de óleo essencial de gerânio. Prefira passar na região da barriga e parte interna da perna, após o banho. Use por sete dias seguidos. Evite exposição solar durante o período. Equilíbrio hormonal, climatério menopausa e melhorar libido: 3 colheres de creme neutro ou 6ml de óleo vegetal, use 1 gota de óleo essencial de gerânio com 1 gota de óleo essencial de grapefruit ou bergamota e 1 gota de óleo essencial de ylang-ylang - pode substituir por óleo essencial de patchouli.

Para alguns quadros de depressão e resgate de amor-próprio e autoestima: Em 2 colheres cheias de creme neutro ou 4 ml de óleo vegetal, use 1 gota de óleo essencial de gerânio em sinergia com 1 gota de óleo essencial de laranja doce. Se for necessário “tirar a pessoa da cama” por falta de desmotivação, tristeza profunda, associe junto a essa sinergia 1 gota de óleo essencial de alecrim, para trazer ação, e ajudar na execução das tarefas diárias, no seu potencial máximo.

Para acalmar, acolher e ajudar a dormir: Em 3 colheres cheias de creme neutro ou 6 ml de óleo vegetal, use 1 gota de óleo essencial de gerânio em sinergia com 1 gota de óleo essencial de laranja doce 1 gota de óleo essencial de lavanda, se sempre após o banho e de noite, antes de dormir. Experimente! Pode perguntar: @cristiane_wnf

Compre na loja física ou online da @vegana_brasil 1198900-0004

Entregamos em todo o Brasil. Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Fale com a gente. Nos siga nas redes sociais ou faça conosco cursos online: EAD na @wnfacademy


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page