top of page

Você sabe o que é PRÉ-POO?

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por Cristiane Pagliuchi Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo. O conceito pré-poo ou pré-shampoo, serve para qualquer técnica que seja usada antes da lavagem dos cabelos e do uso do shampoo. Pode ser um tratamento de hidratação, de reposição de nutrientes ou até mesmo para a proteção dos fios. No mercado já existem produtos prontos para o uso e outros que devem ser misturados com bases neutras antes da aplicação, nesse caso, os ativos devem ser escolhidos conforme a necessidade e função do tratamento.


O pré-poo é feito com uma base neutra que também deve ser escolhida conforme a necessidade de cada tratamento. Podemos usar máscara capilar, condicionador neutro, manteigas ou óleos vegetais como base carreadora dessa técnica. A quantidade deve variar conforme o comprimento dos cabelos e a funcionalidade desejada.

Tratamento capilar - Aromastock - na foto uma pessoa massageia o couro cabeludo de outra pessoa
Tratamento capilar - Aromastock - na foto uma pessoa massageia o couro cabeludo de outra pessoa

A pré-lavagem ajuda a proteger os cabelos contra as agressões dos shampoos. Por meio dessa técnica, é possível minimizar a ação dos shampoos e diminuir o nível de ressecamento dos cabelos em geral. Potencializa o condicionamento das hastes não deixando os cabelos com aparência de ressecados e nem com frizz.


Os cabelos cacheados e crespos são os que mais sofrem com o ressecamento e por isso esse tipo de técnica é bastante usada pelas cacheadas e crespas, mas todos os tipos de cabelos podem ser beneficiados pela pré-lavagem, até mesmo os oleosos.


Para escolher o tratamento ideal e o tipo de matéria prima que você vai usar é importante definir exatamente o tipo de cabelo que você tem. Qual o comprimento dos fios e avaliar a porosidade dos mesmos, quanto mais poroso é o cabelo mais produto vai ser absorvido durante o tratamento.

Cabelo sendo lavado por outra pessoa em lavabo de salão de beleza
Cabelo sendo lavado por outra pessoa em lavabo de salão de beleza

As opções caseiras de pré-poo podem ser elaboradas com base em óleos vegetais, manteigas, condicionadores ou máscaras neutras. Associados a essas bases, podemos misturar uma sinergia de óleos essenciais, porém, preste sempre atenção na escolha do óleo essencial que será o ativo dessa formulação.


O óleo essencial é muito potente e deve ser usado na proporção de até no máximo 3%. O ideal é trabalhar com as seguintes quantidades: para cada 6 ml de óleo vegetal, use até 3 gotas de óleo essencial, essas 3 gotas podem ser de um único óleo ou uma sinergia de até 3 tipos diferentes e que sejam compatíveis entre si.

Mecha de cabelo com máscara capilar sendo segurada por outra pessoa
Cabelo com máscara capilar para hidratação

Por exemplo, se você deseja hidratar, ao mesmo tempo reduzir a queda capilar e dar mais força ao seu cabelo, use 1 gota de Gerânio Bourbon, 1 de Alecrim do tipo 1.8 Cineol e 1 de Cedro da espécie Juniperus virginiana.


As misturinhas devem ser aplicadas nos cabelos limpos e secos, ou seja, lave os cabelos em um dia e aplique o pré-poo no dia seguinte. Utilize os dedos e inicie a aplicação pelo couro, em seguida passe nas hastes e pontas, sempre no sentido da fibra capilar, envelopando os fios sem exagerar na quantidade do produto. Por exemplo, para cabelos médios, na altura dos ombros, utilize no máximo 6 ml de mistura oleosa. Espere agir o produto no máximo por 10 minutos (para acelerar o processo, use touca de plástico) e retire com shampoo. Para finalizar, use máscara capilar e o condicionador ou apenas o condicionador e enxágue como de costume.


Para pentear e proporcionar efeito protetor térmico, pode usar leave-in ou sérum capilar sem enxágue.


Use o pré-poo antes das lavagens, mas não use em todas as lavagens, use por no máximo 2 x por semana.



Protocolo para queda capilar e força:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 1 óleo essencial de cedro.

Use no máximo 2 x por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.



Protocolo para super hidratação & anti-aging:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de óleo essencial de gerânio, 1 de óleo essencial de patchouli.

Use no máximo 2 x por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias, por mais um mês, para manutenção.


Protocolo para detox e caspa:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de melaleuca.

Use no máximo 2 x por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.



Protocolo para raízes oleosas e coceira:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 1 gota de óleo essencial de lavanda, 1 de óleo essencial de lemongrass e 1 gota de óleo essencial de melaleuca.

Use no máximo 2 x por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.


Todos os tipos de cabelos podem ser beneficiados pela pré-lavagem capilar.

Quanto mais ressecados os cabelos, mais constantes devem ser as aplicações.

Você pode usar somente as bases antes de lavar os cabelos ou pode misturar as bases os ativos naturais que são os óleos essenciais.

Existem produtos já preparados e prontos para o uso, nesse caso, use conforme indicado pelo fabricante.


Não indicamos o uso de pré-poo diariamente, em todas as lavagens, pois o excesso dos produtos pode acumular e sobrecarregar os fios e bulbo capilar, dificultando a oxigenação do couro cabeludo. Recomendamos usar 1 ou 2 x por semana por até 21 dias, depois 1 x por semana por mais 21 dias e, por fim, use a cada 15 dias por 1 mês.


Os ciclos capilares são de 21 dias, por isso o ideal é fazer o tratamento por 2 ciclos e depois manutenção por mais 1 mês. Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br Fonte: Cristiane Pagliuchi para WNF #Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciais #força #vitalidade #óleoessenciaalecrim #alecrim #oleovegetal #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #óleovegetaljojoba #jojoba #óleoessencialcedro #prepoo #vegana #etherealplasma #xampuraizesfortes #raizesfortesvegana #abacate #óleovegetalabacate

358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page