top of page

Queda capilar

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


Crescimento, força e vitalidade.

Ethereal Plasma

Sim, os cabelos são a moldura do nosso rosto. Representam o nosso estilo de vida e exercem um papel importante na nossa aparência física. Cabelos sedosos, brilhantes e fortes aumentam a nossa autoconfiança e assim permitem que a nossa comunicação seja mais assertiva e harmônica.


Por outro lado, cabelos caindo, sem vida e sem brilho podem gerar insegurança e tristeza.

Como entender mais sobre o ciclo dos nossos cabelos? E como são as suas fases?

O ciclo de vida básico dos cabelos gira em torno de 2 a 7 anos. Cada cabelo nasce, cresce e fica presente por até 3 semanas e quando caem, pode demorar até 3 meses para iniciar um novo ciclo de crescimento. Podemos dividir esse ciclo em 3 fases.

Ethereal Plasma - Antes e depois de reestruturação capilar

Foto de @etherealplasmaoficial - Antes e depois da fibra capilar com a reestruturação


Anágena (Anageneo)

Fase inicial e crescimento

Cada haste capilar nasce em um bulbo presente nos folículos capilares. A medida em que as células se dividem e se regeneram, as antigas são substituídas por novas e esse cabelo vai sendo expulso do bulbo.


Em uma pessoa saudável o cabelo cresce em média 1 cm por mês e 80% dos folículos capilares estão em fase de crescimento, sempre ao mesmo tempo, por isso temos tanto cabelo na cabeça. Eles servem para nossa proteção contra os raios solares (física e térmica) e proteção contra eventuais acidentes, sempre na intenção de preservar o nosso crânio.


Catágena (Catagenea)

Fase de transição capilar

Dura em média 2 ou 3 semanas. Nessa fase o crescimento inicial se estagna e o cabelo para de crescer. É uma fase mais estável, onde o cabelo permanece junto ao bulbo capilar.

Cerca de 2 a 3% dos nossos fios estão nesse momento nessa fase.


Telógena (Telogenea)

Fase de queda capilar

O fio do cabelo se desprende do bulbo e cai abrindo a possibilidade do crescimento de um novo fio. O tempo entre a queda e o nascimento de um novo fio pode variar de 2 até 3 meses. Cerca de 6 a 8% dos nossos fios estão nessa fase nesse momento.


A queda capilar em uma pessoa saudável é de aproximadamente 100 fios por dia. Em momentos em que o nosso cortisol está em alta, ou seja, em momentos de angústia, ansiedade, depressão, tristeza e desequilíbrio do organismo podemos ter um número maior de queda dos fios e maior aceleração nas fases citadas acima.


E como minimizar esses sintomas?

Primeiro temos de avaliar o indivíduo como um todo. Alimentação, exercícios diários e qualidade do sono são os principais pontos a serem observados. Além disso, devemos cuidar do nosso corpo da maneira mais natural possível, usando sempre produtos que proporcionam certas funcionalidades para o organismo em geral.

Esses cosméticos devem ser compatíveis com o manto hidro lipídico da pele, ou seja, Foto: Pixabay

a parte hídrica e lipídica estejam em sintonia

para que a absorção dos ativos naturais seja eficaz.


Nesse contexto encontramos as águas termais, óleos vegetais e essenciais. Para crescimento, força e vitalidade dos cabelos, escolho os produtos derivados de alecrim, por exemplo, óleo essencial de alecrim associado ao óleo vegetal de jojoba ou abacate.

Óleo Essencial de Alecrim WNF

O óleo essencial de alecrim é internacionalmente conhecido como fortalecedor do bulbo capilar, além de ajudar no crescimento de novos fios.


O óleo de cedro é excelente para engrossar os fios e prover força.


A jojoba e o abacate são ricos em ácidos graxos e lipídicos compatíveis com as gorduras e sebos pilosos e por isso ajudarão na limpeza do bulbo capilar, sendo uma excelente base para tratamentos de cabelo.


Use da seguinte forma:

Com os cabelos limpos e secos

(lave os cabelos um dia antes de aplicar essa fórmula)


Passe essa mistura no couro cabeludo sempre no sentido do bulbo até a ponta dos cabelos.

Penteia e deixe a fórmula agir nos cabelos por até 10 minutos.

Se preferir pode colocar toca de plástico para acelerar o processo, nesse caso deixe a fórmula agir por até 5 minutos.


Linha capilar Vegana

(somente com esses produtos posso garantir que os ativos da fórmula permaneçam nos cabelos atuando diretamente no bulbo capilar, pois esses produtos limpam sem agredir ou desequilibrar o manto hidro lipídico do couro cabeludo).


Após a lavagem condicione com os produtos da Vegana ou da linha Ethereal Plasma e finalize com leave on ou sérum capilar. Efetue esse tratamento pelo menos 1x semana por 21 dias consecutivos, se necessário pode usar até 2x semana, não mais que isso.


Atenção: No início os fios que estiverem na fase Telógena cairão mais facilmente e logo haverá crescimento de novos fios. Observe que ao longo dos dias, após uma semana, seu cabelo responderá positivamente a esse tratamento com mais hidratação, força e brilho.


Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page