top of page

Óleos essenciais: como eles podem te ajudar a ter uma vida mais leve e natural?

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por Bianca Vilela, de AnaMaria Digital


Eles são formados em plantas aromáticas e fazem parte do seu sistema imunológico e de proteção.


Óleos essenciais podem ser ótimos para a saúde - Pixabay


Fala meu povo da AnaMaria! Quero perguntar uma coisa para vocês: alguém aí conhece ou já usou óleos essenciais? Pois saiba que eles podem ajudar a tratar problemas físicos e emocionais, sendo grandes aliados para melhorar a sua saúde.


Eu utilizo esse tipo de produto há mais de 10 anos e posso garantir que eles melhoraram minha pele, meu cabelo e até minha qualidade do sono. Eu sei, é claro, que não podemos dispensar os métodos tradicionais para o tratamento adequado de uma condição clínica, mas evitar o uso excessivo de medicamentos e apostar em tratamentos alternativos é uma saída para atingir equilíbrio, saúde e reduzir a ingestão de remédios cheios de efeitos colaterais.


Para contar mais sobre os óleos essenciais, e como podemos colocar no nosso dia a dia, conversei com o osmólogo (especialista em aromas) e CEO da WNF, empresa referência no plantio, fabricação, comercialização e educação em óleos essenciais, Fernando Amaral. E vamos aos ensinamentos!!



MAS, AFINAL, O QUE SÃO OS ÓLEOS ESSENCIAIS? Eles são formados em plantas aromáticas e fazem parte do seu sistema imunológico e de proteção. Por exemplo: quando uma laranjeira faz um fruto, ela precisa conservá-lo. Por isso, na casca, você tem o óleo essencial de laranja.


A extração desse produto, por sua vez, é feita através de um processo de destilação a vapor d’água, sendo a substância mais concentrada que existe na natureza para aplicação na saúde humana.



COMO ELES ATUAM NA NOSSA SAÚDE? Quando estão nas plantas, os óleos essenciais atuam como conservantes, protegendo-as da decomposição, que é causada por fungos e bactérias. Desta forma, eles têm propriedade bactericida, viricida e fungicida.

Além disso, por terem nascido no meio celular da planta, os óleos essenciais entendem a linguagem das células. Então, quando passamos no corpo, ou inalamos, por serem leves e voláteis, eles penetram no organismo e mandam informações para as nossas células e nossos sensores, ativando, por exemplo, o sentido olfativo (aromaterapia).

COMO UTILIZAR? Como você pode ter percebido, os óleos essenciais são uma substância natural de altíssima performance na saúde e na beleza do organismo humano. Eles atuam, principalmente, por vias olfativas e pela pele, através de massagens, banhos, fricções e compressas.

Ah, e vale ressaltar: embora a gente fale em óleos essenciais, eles não possuem nenhuma oleosidade. Na verdade, são bem mais parecidos com álcool e acetona do que com óleo mesmo. E, claro, têm um cheirinho delicioso.



3 ÓLEOS ESSENCIAIS PARA COMEÇAR A USAR JÁ Para você começar sua experiência com óleos essenciais, Fernando separou três tipos pensando em pontos e sistemas da nossa saúde e bem-estar.


Óleo de eucalipto Sistema respiratório. Seu aroma vai estimular o sistema imunológico, limpar as vias respiratórias e criar uma situação de conforto no sistema respiratório. Você pode pingar no travesseiro ou usar em difusores.


Óleo de lavanda Sistema nervoso. Boa opção para dormir e relaxar sentindo o aroma através de difusores. Em torcicolos, por exemplo, você pode espalhar o óleo na região, massageando a área.


Óleo de melaleuca Espinhas, pequenos cortes, frieiras. Para pequenas feridas funciona como um complemento na cicatrização. Nesse caso, você aplica um pouquinho, uma gota, afinal, eles são bem concentrados.


COMO COMPRAR? Procure uma farmácia de manipulação ou lojas de produtos naturais, sempre priorizando marcas idôneas, assim é mais seguro garantir a qualidade do material.


BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page