top of page

Conheça o pré-poo e seus benefícios para o cabelo

Atualizado: 30 de nov. de 2022

POR AMANDA VENTORIN

A técnica ajuda a prevenir o ressecamento e frizz causado pelo shampoo, além de deixar os fios mais fortes


Crescimento, força e vitalidade.

Ethereal Plasma

Element5 Digital/Pexels


Todos queremos cabelos mais saudáveis e macios. Hidratação, cronograma capilar, anti-térmicos, todos são ótimos (e recomendáveis) métodos de manter o cuidado com os cabelos e que podem ajudar (e muito). Porém, algo que as vezes esquecemos é como shampoo, feito para auxiliar a limpeza dos nossos fios, pode também causar ressecamento.

O pré-poo (ou pré-shampoo) foi criado para ajudar a diminuir os impactos negativos da espuma e preservar a saúde dos cabelos e deve ser usado antes das lavagens.


O que é pré-poo e como fazer?

Por meio dessa técnica é possível minimizar a ação dos shampoos e diminuir o nível de ressecamento dos cabelos em geral, potencializando o condicionamento das hastes, não deixando os cabelos com aparência de ressecados e nem com frizz, além de fortalecer os cabelos. “Pode ser um tratamento de hidratação, de reposição de nutrientes ou até mesmo para a proteção dos fios”, conta Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da Vegana.


Antes de se jogar na técnica, é preciso entender qual seu tipo de cabelo e o que ele precisa: É muito ressecado? Tem muito frizz? Está fraco? Essas perguntas podem te ajudar a definir qual o melhor produto (caseiro ou não) aplicar. O comprimento dos fios e sua porosidade também devem ser levados em conta, pois segundo Cristiane, quanto mais poroso é o cabelo, mais produto será absorvido durante o tratamento.


Hoje em dia se pode encontrar produtos feitos especialmente para a técnica, mas não necessariamente essa é a única opção. “O Pré-poo é feito com uma base neutra que deve ser escolhida conforme a necessidade de cada tratamento. Podemos usar máscara capilar, condicionador neutro, manteigas ou óleos vegetais como base carreadora dessa técnica”.


Você pode adicionar óleos essenciais aos óleos, mas com cuidado! Cristiane recomenda que para cada 6 ml de óleo vegetal, usar até 3 gotas de óleo essencial. “Essas 3 gotas podem ser de um único óleo ou uma sinergia de até 3 tipos diferentes e que sejam compatíveis entre si. Por exemplo, se você deseja hidratar e ao mesmo tempo reduzir a queda capilar e dar mais força ao seu cabelo, use 1 gota de Gerânio Bourbon, 1 de Alecrim do tipo 1.8 cineol e 1 de Cedro da espécie Juniperus virginiana”, termina a profissional.

Ethereal Plasma - Antes e depois de reestruturação capilar

Unsplash/Reprodução


Como aplicar

Com os cabelos secos, separe o mesmo em partes e utilize os dedos para passar o produto primeiramente no couro cabeludo, passando para as hastes e pontas sempre no sentido da fibra capilar (de cima para baixo) envelopando os fios, sem exagerar na quantidade do produto. (Por exemplo, para cabelos médios, na altura dos ombros, utilize no máximo 6 ml de mistura oleosa.) Espere agir no máximo por 10 minutos (utilize touca plástica se quiser acelerar o processo) e retire com shampoo, lavando normalmente.


“Use o pré-poo antes das lavagens, mas não use em todas as lavagens, escolha no máximo 2 vezes por semana” aconselha Cristiane. ” Fazendo isso por até 21 dias, depois usar 1 vez por semana por mais 21 dias e por fim use a cada 15 dias por 1 mês. Os ciclos capilares são de 21 dias, por isso o ideal é fazer o tratamento por 2 ciclos e depois a manutenção por mais 1 mês”.


E é apenas para as cacheadas? Apesar de ser muito utilizado por elas, como explica a Dermatologista Marina Corrêa, pois, em geral, elas possuem as pontas mais ressecadas e  com tendência a mais frizz essa não é uma regra. Todos os cabelos se beneficiam da prática, principalmente os ressecados. 


Protocolos

Unsplash/Reprodução


Protocolo para queda capilar e força: 

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de alecrim, 1 de cedro.

Use  no máximo 2 vezes por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.


Protocolo para super hidratação  & antiaging:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de gerânio, 1 de patchouli.

Use  no máximo 2 vezes por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.


Protocolo para detox e caspas:

6 ml de óleo vegetal de jojoba com 2 gotas de lavanda e 1 gota de melaleuca.

Use  no máximo 2 vezes por semana por 2 ciclos de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.


Protocolo para raízes oleosas e psoríase (coceiras):

6 ml de óleo vegetal de jojoba com  1 gota de lavanda, 1 de lemongrass e 1 gota de melaleuca.

Use  no máximo 2 vezes por semana por 2 ciclos de de 21 dias cada, depois use a cada 15 dias por mais um mês para manutenção.


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page