Buscar
  • AromaStock

Como usar o óleo essencial de gerânio nos cuidados femininos

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


O óleo essencial de gerânio propicia certo equilíbrio no sistema endócrino. Quando você considera o quanto o sistema endócrino e nossos hormônios desempenham um papel fundamental em todas as partes do funcionamento de nossos corpos, o óleo de gerânio se torna uma ferramenta útil para apoiar a nossa saúde e o bem-estar, especialmente no que diz ao ciclo da mulher.


É importante realmente sentir como você mulher, se comporta nos seus diversos ciclos de vida.

Quando nos tornamos mulheres, começamos a menstruar. Esse ato prepara o corpo para uma possível fecundação. Uma semana antes da menstruação, os hormônios estão “a flor da pele”, é o momento em que a mulher se sente mais sensível e aberta, com a intuição aflorada. No passar dos anos, o corpo começa a apresentar um desequilíbrio na menstruação e inicia-se a fase de climatério e depois a menopausa, onde a mulher não terá mais a fecundação e não será capaz de gerar filhos. Nessa fase a libido diminui e o poder da sensualidade também.


Uma verdadeira analogia a flor propriamente dita, brotamos, florescemos e o ciclo termina. O movimento não acaba e é constante por algum período, depois a planta começa a adormecer e morre naturalmente.


Gerânio é um óleo essencial que você pode usar para auxiliar nesses momentos de desequilíbrio e necessidade e estrogênio. Você poderá usá-lo no ambiente ou no corpo, mas nunca puro na pele. O óleo essencial de gerânio é rico em geraniol e é excelente se usado na TPM (uma semana antes da menstruação), durante a menstruação e nos períodos de climatério e menopausa. Existe algumas sinergias que seriam interessantes para esses 4 momentos.


São elas: Para TPM misturar gerânio com lavanda e laranja doce

Para menstruação: gerânio com lavanda e erva doce

Climatério: gerânio com ylang-ylang

Menopausa: gerânio com sálvia, podendo usar também a lavanda com ou sem bergamota.

A chave é usar o óleo para apoiar todos os ciclos e em todos os momentos quem sinta variações de humor, exaustão, dores menstruais, dificuldades de dormir, inchaço, leve depressão e falta de libido ou sensualidade. O óleo essencial de gerânio traz sensação de conforto, envolvimento, afetividade, potencializa eventos de integração familiar e conjugal. É um leve antidepressivo, pode ser alegre e ajuda a superar os momentos de perda, um verdadeiro “colo de mãe”.


Mas como usar o óleo essencial de gerânio no dia a dia?


1) PARA TPM NO CORPO: Misture 1 gotas de óleo essencial de gerânio + 1 gota de óleo essencial de lavanda ao seu creme neutro base (sem qualquer perfume) ou óleo vegetal de sua escolha (escolha pelo seu tipo de pele ou pelo que sua pele precisa naquele momento) e aplique no corpo após o banho todas as noites antes de dormir.


2) PARA TPM NO AMBIENTE: 5 gotas de óleo essencial de lavanda + 3 gotas de óleo essencial de laranja doce + 2 de óleo essencial de alecrim para até 1 hora de difusão aérea. Ideal usar o difusor ultrassônico da WNF. Use qualquer horário do dia, máximo 1 x dia.


3) PARA MENSTRUAÇÃO NO CORPO: Misture 1 gota de óleo essencial de gerânio + 1 gota de óleo essencial de lavanda + 1 gota de óleo essencial de erva doce ao seu creme neutro base (sem qualquer odor) ou óleo vegetal de sua escolha (escolha pelo seu tipo de pele ou pelo que sua pele precisa naquele momento) e aplique na região da barriga e nas costas próximo aos rins. Sempre para aliviar as cólicas menstruais.


4) PARA MENSTRUAÇÃO NO AMBIENTE: 2 gotas de óleo essencial de gerânio + 2 gotas de óleo essencial de laranja doce + 2 gotas de óleo essencial de erva doce, deixar no ambiente em difusão aérea para até 1 hora 2 x dia máximo. Ideal é usar o difusor ultrassônico da WNF.


5) PARA CLIMATÉRIO NO CORPO: Misture 1 gotas de óleo essencial de gerânio + 1 gota de óleo essencial de ylang-ylang ao seu creme neutro base (sem qualquer odor) ou óleo vegetal de sua escolha (escolha pelo seu tipo de pele ou pelo que sua pele precisa naquele momento) e aplique no corpo após o banho todas as manhãs ou de noite antes de dormir.


Fonte: Pexels


6) PARA CLIMATÉRIO NO AMBIENTE: 5 gotas de óleo essencial de lavanda + 3 gotas de óleo essencial de laranja doce + 2 de óleo essencial de ylang-ylang para até 1 hora de difusão aérea. Ideal usar o difusor ultrassônico da WNF. Ideal usar sempre no final de tarde ou de noite. Ajuda em noites de sono mais tranquilas. Auxilia na ansiedade e leve depressão.


7) PARA MENOPAUSA NO CORPO: Misture 1 gotas de óleo essencial de gerânio + 1 gota de óleo essencial de sálvia e 1 gota de óleo essencial de lavanda ao seu creme neutro base (sem qualquer odor) ou óleo vegetal de sua escolha (escolha pelo seu tipo de pele ou pelo que sua pele precisa naquele momento) e aplique no corpo após o banho todas as noites antes de dormir. Nesse caso como são 3 gotas de sinergia de óleos essenciais, misture 6 ml de óleo vegetal ou 3 colheres de sopa grandes de creme, use em 3 dias no máximo, conserve em ambiente fresco sem luz e frasco tampado de vidro âmbar.


8) PARA MENOPAUSA NO AMBIENTE: 5 gotas de óleo essencial de lavanda + 3 gotas de óleo essencial de bergamota + 2 de óleo essencial de sálvia para até 1 hora de difusão aérea. Ideal usar o difusor ultrassônico da WNF. Ideal usar sempre no final de tarde ou de noite. Ajuda em noites de sono mais tranquilas. Auxilia na ansiedade e leve depressão.


Atenção: certifique-se de que as misturas sejam agradáveis na parte olfativa, de que goste e de que não se torne uma tarefa árdua. Se você gosta do aroma é mais fácil a sinergia dos óleos com o seu ritmo natural do organismo. É importante notar que, se você não gosta do cheiro de gerânio, pode substituí-lo por óleo essencial de rosa ou palmarosa, que tem uma qualidade ativa semelhante, todos esses óleos possuem geraniol nas suas composições químicas.


Nosso sistema endócrino é muito delicado e sutil no corpo e, embora o óleo de gerânio tenha esse efeito considerado de equilíbrio sobre ele, uma vez que você encontre uma maneira de trazer óleos essenciais para sua vida diária, você naturalmente construirá uma conexão e consciência com o seu corpo. Essa conexão e consciência são essenciais, pois você terá a oportunidade de responder de uma forma mais estimulante e amorosa, algo que pode continuar a crescer e se aprofundar à medida que você avança em seu ciclo. O ciclo feminino, o ciclo da vida, o seu ciclo.


Fonte: Cristiane Pagliuchi

https://www.cristianepagliuchi.com.br/post/como-usar-o-oleo-essencial-de-geranio-nos-cuidados-femininos

#Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciaus #geranio #oleodegeranio #sagradofeminino #aromatherapy #oleovegetal #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #ylangylang #oleodeylangylang #sensualidade #libido #palmarosa #lavanda #cremeneutrp #difusorambientes #ervadoce #alecrim

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo