top of page

Benefícios do Óleo Essencial de Cipreste

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. cosmética

Idealizadora da loja conceito Aromastock

Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.

O óleo essencial de cipreste é incrivelmente benéfico e capaz de auxiliar em vários aspectos da vida. Proporciona inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. Vale lembrar que este óleo é originário do Marrocos e foi amplamente utilizado desde a Grécia e Roma antiga. Eles acreditavam que esta seria a primeira árvore que os mortos veriam ao chegar no submundo.

Com até 3.000 anos as árvores são sinônimo de longevidade extraordinária, trazendo consigo toda a energia ancestral.

Imagem: Pixabay


Mas, qual o aroma do Cipreste?

Cipreste tem cheirinho de Natal!

Busque em suas memórias as árvores, o pinheirinho de Natal. O cheiro de natureza, da terra, a sensação. Sim, aroma é sensação.

É uma planta conífera, com galhos esguios e cones cinza-amarronzados que ficam dentro das flores da árvore. Produzem um óleo de cor amarelo-claro, bem suave, que é refrescante, herbal e poderoso com diversas características medicinais.

Qual benefício em usar o óleo essencial de Cipreste?

Os benefícios do uso do óleo essencial de cipreste podem ser vivenciados na melhoria dos tratamentos de feridas leves, pancadas, dores, traumas, câimbras, remoção de toxinas, além de ser útil para estímulo da parte emocional, fortalecendo o sentimento de autoconfiança e preparo para mudanças e transformações.

Cortes e feridas

Por ser antisséptico, de cipreste é um dos óleos escolhidos para tratar cortes e feridas, além de prevenir infecções. Excelente se misturado com a Melaleuca e/ou Lavanda.

Cãibras, pancadas, traumas e dores

Cãibras, pancadas e dores, podem ser facilmente aliviadas com o uso de óleo essencial de cipreste por conta de suas qualidades antiespasmódicas. Excelente se misturado com menta e alecrim, capaz de proporcionar alivio imediato.

Remoção de toxinas

Diurético, uso do óleo de cipreste ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Ele proporciona o aumento da transpiração e do suor. Eliminar as toxinas é favorável a todos os sistemas do corpo, reduzindo o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo.

Lembrando que estes benefícios são adquiridos com o uso do óleo essencial de cipreste em protocolos de massagem ou uso da aromaterapia em ambientes. A ingestão do óleo essencial de cipreste deve ser realizada apenas com indicação médica, sendo aconselhado com cautela, pois 1 gota de óleo tem aproximadamente 30g de planta. No caso de ingestão o óleo deve ser classificado com grau alimentício e não cosmético.

Problemas respiratórios

O óleo essencial de cipreste reduz a congestão e o catarro que se acumula no trato respiratório e nos pulmões. Ele funciona como agente antiespasmódico e antibacteriano, dando-lhe a capacidade de tratar algumas infecções respiratórias causadas pelo crescimento excessivo de bactérias.

Desodorante Natural

Com aroma forte intenso, fresco e levemente herbal, pode ser utilizado como matéria prima para a elaboração de desodorante natural. A formula ficará ainda mais potente se você associar junto ao óleo de cipreste o óleo de melaleuca.

Ansiedade

Para sensação de calma e relaxamento, onde você precisa de um foco e de raciocínio, principalmente durante o dia, o óleo essencial de cipreste pode ser um forte aliado se utilizado nos difusores de aromas ou após o banho, misturados com cremes neutros ou óleos vegetais. Você pode utilizar em difusores a vela, a lâmpada ou ultrassônicos, nesse caso com máximo 15 gotas com água, para cada 3 horas de difusão aérea.

Em colares aromáticos, use máximo 1 hora por dia, nesse caso somente uma gota é suficiente, dentro do colar, no algodão.

É excelente para reduzir os sintomas de ansiedade, medo e introspecção

Celulite

O óleo essencial de cipreste estimula a circulação, aumentando levemente o fluxo sanguíneo. Adequado para tratar casos de celulite e qualquer outra condição causada por má circulação, devido à retenção de líquidos, falta de circulação e aumento da gordura corporal. Como o óleo de cipreste é diurético ele ajuda o corpo a remover o excesso de água e sal que pode causar retenção de líquidos.

Use em massagens corporais associado sempre com uma base vegetal (óleos vegetais) creme neutro (para cada 4 ml de óleo vegetal use até 2 gotas de óleo essencial de cipreste).

Pode ser associado aos óleos de grapefruit e alecrim.

Como usar o óleo essencial de cipreste?

O óleo essencial de cipreste poder ser utilizado no corpo em massagens ou drenagens, sempre associado com uma base carreadora vegetal (óleos vegetais), géis neutros ou creme neutros.

Os protocolos são sempre com a base e o óleo essencial juntos (4 ml de base para até 2 gotas de óleo essencial de cipreste). Não use puro na pele.

Em escalda pés, banhos ou banho de assento, use direto na água morna (nesse caso, use no máximo 3 gotas).

A ação aromaterápica pode ser sentida através do uso dos colares aromáticos ou difusores a vela, lâmpadas ou ultrassônicos e até em peebles.

A ingestão do óleo essencial de cipreste deve ser realizada apenas com indicação médica, sendo aconselhado com cautela, pois 1 gota de óleo tem aproximadamente 30g de planta.






656 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page