Buscar
  • AromaStock

Aromaterapia – Diferença entre óleo essencial e óleo vegetal

Por Cristiane Pagliuchi

Eng. Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


Qual a diferença entre óleo essencial e óleo vegetal?

E por que temos de misturar os dois para passar na pele?


Primeiramente vamos definir o que é ÓLEO ESSENCIAL

e o que é o ÓLEO VEGETAL.


Os óleos essenciais são concentrados, aromáticos e voláteis, que evaporam a temperatura ambiente e, portanto, se fossem aplicados diretamente na pele, evaporariam antes de penetrar. Além disso, os óleos são concentrados de plantas, cada 1 gota de óleo essencial puro equivale em média 30 gramas de planta in natura ou 23 xícaras de chás. Eles são muito fortes e podem agredir a pele, por isso temos de usá-los com moderação e sempre associados com uma base carreadora, ou seja, uma base que vai ajudar na permeabilidade cutânea. O óleo essencial puro não deve ser usado direto na pele.


Fotos da Fazenda das Lavandas WNF em Monte Verde - MG


Os óleos vegetais são prensados a frio, de sementes oleaginosas e não tem cheiro característico e o odor do óleo puro é semelhante ao odor do óleo de cozinha.

Os óleos vegetais são considerados bases carreadoras para os óleos essenciais, e são os mais usados para aromaterapia via cutânea. Podemos usar também creme ou gel neutro ao invés dos óleos vegetais, se você não gosta de nenhum aspecto oleoso na pele. Nunca use óleo mineral para nenhuma terapia, pois ele não permeia na pele e forma um efeito filme falso, que pode ser até comedogênico em alguns casos. Os óleos vegetais possuem naturalmente afinidade com o manto hidro lipídico da pele humana sendo recomendados para a proteção e diminuição da perda de água pela epiderme.

Quem conhece e utiliza óleos vegetais puros terá uma pele saudável jovem e bonita.



E como escolher os melhores óleos?

Avalie as condições da pele onde você deseja aplicar os óleos e ter um efeito funcional.

Se a pele tem celulite, esta ressecada, escolha o óleo vegetal de gérmen de trigo, e assim por diante. A definição do óleo essencial deverá ser pela sua atividade no corpo humano. Por exemplo para acalmar, relaxar e dormir melhor use a lavanda francesa, ou seja, o óleo essencial da espécie Lavandula angustifólia ou officinalis. Vejam quais os óleos vegetais e essenciais mais usados e conhecidos no Brasil:


ÓLEO VEGETAL DE ABACATE - Bom para a pele facial e para os cabelos, é bem leve e suave, com permeação rápida.


ÓLEO VEGETAL DE AMÊNDOAS DOCES - Bom para maciez e hidratação da pele. Excelente para peles que estão em momentos de elasticidade, ou seja, mulheres gravidas e pessoas acima do peso que desejam emagrecer rápido, sem perder a elasticidade natural da pele.



ÓLEO VEGETAL DE SEMENTE DE UVA - Bom para estrias e para a flexibilidade da pele, pode ser usado da mesma forma que o amêndoas doces.


ÓLEO VEGETAL DE GIRASSOL - Bom para massagens modeladoras e massagens e exijam movimentos de vai e vem.


ÓLEO VEGETAL DE ROSA MOSQUETA - Excelente óleo regenerador e para redução de cicatrizes ou queloides.


ÓLEO VEGETAL DE GÉRMEN DE TRIGO - Bom para a circulação, pele extremamente ressecada, celulite e proteção dos vasos.


ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA - Excelente para relaxar, acalmar, tranquilizar e ajudar em uma noite de sono regeneradora. Além disso é antisséptico e cicatrizante. Na área emocional oferece conforto, um verdadeiro

“colo de mãe”, além de ajudar em momentos de angústia e ansiedade extremas.


ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA - excelente antisséptico aéreo, age no sistema imunológico, antifúngico, antimicótico, antiviral, parasiticida, germicida e cicatrizante. Não tem ação emocional, somente física.


ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM - tônico, estimulante, lipolítico, antisséptico, cicatrizante, vasodilatador e mucolítico. Usado no couro cabeludo junto com jojoba e cedro para diminuir queda dos cabelos e ajudar na oxigenação do bulbo capilar. Muito utilizado por pessoas que precisam de alguma mudança radical na vida, ou necessitam de foco, concentração e motivação durante o dia, para atingir seu potencial máximo.


ÓLEO ESSENCIAL DE MENTA - Muito usada para inchaços e como enxáguante bucal. Possui propriedades anti-inflamatórias, vasoconstritoras, tônicas digestivas, energizantes, revigorantes, analgésicas e estomáticas. Na área emocional, ajuda a renovar ideias e age positivamente em esgotamentos físicos e mentais. Pode ser usada nas têmporas através de leves massagens pontuais para ajudar em dores de cabeças diversas.


ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO - age diretamente no sistema respiratório, possui propriedades mucolíticas, descongestionantes, antissépticas, expectorantes e desinfeta o ambiente. Na área emocional auxilia na liberdade e expansão.


ÓLEO ESSENCIAL DE LEMONGRASS - Usado para memória, concentração, raciocínio e criatividade. Possui propriedades tônico digestivas, antivirais, antissépticas, lipolíticas, desinfetantes, desintoxicantes e repelentes. No emocional, ajuda a executar tarefas do dia a dia, sem perder o foco ou prioridades.


ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO - É um óleo feminino, que age positivamente em períodos de TPM, climatério e menopausa. Na área emocional oferece conforto, amor incondicional e diminui ansiedade e leve depressão.


ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA DOCE - age positivamente no sistema digestório. Esse óleo é sinônimo de alegria, descontração, segurança e equilíbrio. Pode ser usado em tratamentos de manchas leves (cuidado pois pode ser foto tóxico, ou seja, ter interação com raios UVA E UVB solares, causando manchas semelhantes às de queimadura com limão). Se for tratar o rosto ou a pele, use o óleo e depois fique 48 horas sem tomar sol ou se expor ao sol. Na área emocional ajuda a aliviar o medo noturno, infantil e desequilibrado, ao mesmo tempo que traz alegria, confiança e felicidade.


ÓLEO ESSENCIAL DE COPÁIBA - Seu nome é de origem Amazônica e os índios usavam esse óleo após batalhas, sobre as feridas. Excelente antisséptico, anti-inflamatório, expectorante, cicatrizante, desinfetante e regenerador celular.



E como usar?

Para cada 5 ml de óleo vegetal, ou seja, meia cubeta da WNF, pingue até 3 gotas de óleo essencial. Escolha o óleo vegetal conforme sua necessidade e o óleo essencial conforme o efeito terapêutico que desejar no organismo.


Saiba mais: www.wnf.com.br, acesse nosso manual técnico, cadastre-se e receba pelo e-mail na íntegra o manual técnico com 133 protocolos de aplicação de óleos naturais da linha terapêutica WNF.


Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br


Fonte: Cristiane Pagliuchi para Aromastock

#Aromaterapia #CristianePagliuchi #oleoessencial #oleosessenciaus #geranio #oleodegeranio #sagradofeminino #aromatherapy #oleovegetal #wnf #aromastock #wnfoficial #aromastockoficial #ylangylang #oleodeylangylang #sensualidade #libido #palmarosa #lavanda #cremeneutrp #difusorambientes #ervadoce #alecrim

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo