top of page

Amadeirado e picante, assim é o Óleo Essencial de Junipero (Zimbro)

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Por Cristiane Pagliuchi

Eng cosmética

Idealizadora da loja conceito Aromastock

Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.

Facilmente identificável, o óleo essencial de Junipero ou Zimbro possui aroma amadeirado, herbal e picante. Colhido das agulhas e bagas do arbusto. A coloração das bagas varia, entretanto, prevalece o azul profundo, tom interessante que promove segurança e confiança.


O uso desde a antiguidade sugere que ele pode oferecer vários benefícios à saúde e ao bem-estar. Contém muitos compostos naturais que podem purificar o ar, tornando-o mais limpo para respirar.

Acredita-se que as bagas de Junipero possuem pelo menos 87 compostos químicos e são extremamente ricas em flavonoides e polifenóis, antioxidantes.

Também é tido como excelente equilibrador nervoso. Trabalha força e rigidez, com foco na objetividade e na presença de espírito.

Como aplicar o óleo essencial de Junipero?

São inúmeras as possibilidades de aplicação do óleo essencial de Junipero principalmente se avaliarmos as combinações com outros óleos essenciais e benefícios que se busca alcançar. Vamos explorar algumas das possibilidades:

Melhora a digestão e alivia o inchaço

Desintoxicante natural e diurético. Suas propriedades o tornam um excelente candidato para ajudar a aliviar o inchaço e a dor no estômago.

Também estimulam o processo digestivo, auxiliando o organismo no processo de quebra das gorduras, proteínas e nutrientes dos alimentos que comemos.

Irritações e imperfeições da pele (antisséptico natural)

As propriedades antimicrobianas do óleo essencial de Junipero o tornam um produto natural para ajudar na cicatrização da pele irritada por erupções cutâneas e eczemas. Devido às suas fortes qualidades antissépticas, conhecidas por gerações, ele também é usado no tratamento da acne. O óleo de zimbro também pode ser adicionado ao xampu e ao condicionador para ajudar com a caspa, algumas quedas capilares e amaciar o cabelo naturalmente.

Para uso na pele, adicione algumas gotas a um óleo carreador, como jojoba ou abacate, misture e aplique. Comece com uma pequena quantidade de óleo e aplique em uma área muito pequena como um teste para ter certeza de que sua pele não reage ao óleo.

Relaxante pontual e ajuda para dormir

O óleo essencial de Junipero faz parte de uma equipe de indução natural do sono há anos. Difundido com óleo essencial de sândalo ou rosa, pode promover sentimentos de paz e reduzir a ansiedade. Seus compostos têm um efeito relaxante no cérebro, tornando mais fácil obter o sono sem o uso de medicamentos perigosos.

Para usar o óleo essencial de zimbro para ajudar a relaxar ou dormir, simplesmente coloque algumas gotas de óleo em seu difusor de óleo essencial, sente-se, coloque os pés para cima e relaxe. Você também pode pingar 2 gotas no seu travesseiro e curtir ótima noite de sono!

Excelente se associado ao óleo de lavanda para ajudar em noites regeneradoras e renovadoras.

Cabelos e couro cabeludo

Muito favorável para aplicação no couro cabeludo e fortalecimento do bulbo e das hastes, o uso do óleo essencial de Junipero promoverá o crescimento de fios novos, fortes e mais grossos. Se associado ao alecrim promoverá efeitos de limpeza, oxigenação e auxiliará contra quedas capilares em geral (por estresse, problemas emocionais, excesso de medicamentos que atinjam os cabelos, por motivos pontuais específicos como gravidez, hormônios, etc.).

Uma boa sugestão é combinar o Junipero ao Alecrim e a Jojoba para remoção de resíduos químicos, poluição, limpeza de bulbo e sebo. Essa mistura é compatível a pele e ideal para “lavar” o bulbo capilar promovendo maior oxigenação e circulação local, promovendo crescimento de novos fios.

Pode ser usado pontualmente em casos de stress para quedas capilares momentâneas.

Aplicação

A melhor aplicação para aproveitar os benefícios do óleo essencial de Junipero é através do uso de um difusor de ambientes ou difusor aromático pessoal. Isso é especialmente útil ao tentar purificar um ambiente, refrescar uma área comum ou apenas manter os germes domésticos à distância.

Na pele é preciso sempre combinar com óleos vegetais mais densos ou cremes neutros. Pode ser associado a outros óleos essenciais, sendo capaz de ser complemento de diversas sinergias naturais.

Importante evidenciar que há também o Junipero da espécie Juniperus virginiana conhecido como Cedro.

A espécie da qual estamos falando é Juniperus communis.

Ambos são extraídos da família Cupressaceae, família das coníferas (divisão Coniferophyta) e apresentam uma propensão a serem flebotômicos naturais, ou seja, “puxam” e auxiliam na vascularização e fortalecimento de vasos da circulação venosa.

Assim, tem sido utilizado também como estimulante sexual masculino, fortalecendo e enrijecendo os tecidos do corpo.



194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page