Buscar
  • Amanda Ventorin

A beleza através das argilas

Fenômeno na dermocosmética, as argilas são uma opção natural e eficaz para a nossa beleza.

Por: Amanda Ventorin


Argila: ideal para o cuidado com o rosto e o corpo cottonbro/Pexels


As argilas vêm tomando o mundo da beleza como uma forma natural – e mais barata- de manter o viço e a saúde de nossa pele. Consideradas minerais terrosos cristalinos naturais e compostos quimicamente de silicatos de alumínio hidratado, com magnésio, ferro, cálcio, potássio ou sódio, as argilas também podem conter compostos orgânicos, sais solúveis, partículas de quartzo, pirita, calcita, outros minerais não argilosos e componentes amorfos. São encontradas em diversas cores e finalidades na natureza.


Os usos medicinais e dermocosméticos da argila datam da pré-história. Argila ocre misturada com água e diferentes tipos de lama já foi usada pelos primeiros humanos para cicatrização de feridas e limpeza de pele. “Na Mesopotâmia e no antigo Egito, as chamadas terras medicinais (hoje identificadas como argila) eram utilizadas como agentes terapêuticos para o tratamento de feridas e supressão de sangramentos. Cleópatra do Egito é conhecida por ter aplicado limo do Mar Morto em sua pele facial para fins estéticos e terra núbia era usada pelos egípcios como materiais anti-inflamatórios e de lama foram utilizados para mumificação de cadáveres”, conta a dermatologista Máira Astur. 


Tirado direto de camadas da terra através da mineração, cada extrato de argila é explorado separadamente e segregado em estoques específicos para não perder seus ativos naturais, chamados de argilominerais. Os argilominerais são materiais naturais de origem mineral, compostos por partículas extremamente finas de silicatos que podem conter diferentes tipos e concentrações de metais tais como: Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio e Ferro. “Os argilominerais têm como origem as rochas sedimentares que ao longo de milhares de anos e sob os efeitos dos processos climáticos se desmancham. Imagine uma montanha se desmanchando em um vale, chegando até um rio ou lago, onde neste percurso os argilominerais recolhem metais e componentes característicos do terreno em que se encontram, sofrem ação das águas e dos compostos orgânicos presentes em cada microrregião, formando então o produto mineral que se conhece por argila” explica Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética da WNF. 


cottonbro/Pexels


Porém, antes que possam ser utilizados no processo de fabricação de dermocosméticos, argilominerais extraídos de fontes naturais precisam ser processados para atingir a pureza máxima e o tamanho de grão ideal ( ela passa por dessecação, pulverização, peneiramento e separação úmida da fração de argila, esterilização por calor, etc.)  em alguns casos, os argilominerais podem ser submetidos a um processo químico para realçar alguma propriedade específica ou mesmo alterar seu comportamento.


As cores das argilas e seus benefícios

Elas existem em diferentes cores como branco, vermelho, bege, amarelo, entre outras… E podem ser usadas para muitos fins. Cada mineral de argila, segundo Maíra, tem uma função cosmética ou terapêutica única, que varia devido ao comportamento de cada uma em relação à suas partículas (que são naturalmente carregadas e, portanto, interagem por meio de eletrostática). E isso reflete na capacidade de absorção e nas suas propriedades reológicas – como cicatrização de feridas, clareamento da pele, embelezamento, absorção de sebo, antissepsia, hidratação, vascularização e eliminação de toxinas.


“Diferentes tipos de máscaras de argila são usados em diferentes tipos de pele, mas a maioria tem a as funções de limpar, reduzir o excesso de oleosidade (também conhecido como sebo) no rosto e eliminar as impurezas que obstruem os poros.. Costumam ter pH negativo, enquanto a nossa pele tem pH levemente positivo. Essa diferença foi sugerida como uma explicação de como o óleo e as impurezas são puxados para a argila e removidos quando você enxágua a máscara”.


Argila preta 

Considerada uma argila vulcânica, ela desintoxica a pele ao absorver toxinas e impurezas, repõe minerais, deixando-a mais saudável e fresca. Indicada para peles oleosas e acneicas pois ajuda a retirar as impurezas, absorver o excesso de oleosidade da superfície da pele e reduzir o excesso de brilho.







Compre aqui.



Argila Rosa

Mistura das argilas branca e vermelha, utilizada em peles secas e sensíveis, tem efeito antioxidante e calmante. “Ótima para quando você está com alguma vermelhidão na pele, como quando sairá algum pelo encravado”, aconselha dr. Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética. 







Compre aqui.



Argila Branca

Com maior quantidade de Silicato de Alumínio (um componente dos aminoácidos na proteína da pele) ele possui pH muito próximo da pele e atua como revitalizante natural com sua ação clareadora, suavizante, hidratante e cicatrizante. “Esses minerais nutritivos encontrados naturalmente na argila penetram profundamente nos poros para desobstruí-los e absorver o excesso de óleo. Também atua como um esfoliante, removendo suavemente a camada superior de células mortas da pele, deixando a pele brilhante, mais clara”, conta Maíra.







Compre aqui.


Argila Vermelha

É regeneradora celular e influencia na queima de gordura celular. Além disso, energiza, tonifica, aumenta a vitalidade das células e apresenta ação anti fadiga e revitalizadora. Equilibra a pele oleosa e desobstruir os poros, absorvendo o excesso de oleosidade e há efeitos tensores por ser enriquecida de óxido de ferro e cobre. Garante conforto para peles sensíveis.







Compre aqui.


Argila Cinza

Tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção para as peles oleosas.







Compre aqui. Argila Amarela

Poderosa para detox, hidratante e rejuvenescedora. Auxilia na redução da congestão vascular, das olheiras e de edemas, garantindo um olhar rejuvenescido e com expressão descansada. “É suave para a pele, por isso é recomendado para peles sensíveis ou para começar com uma opção de argila suave”, diz Maíra.







Compre aqui.



Argila Verde

Desintoxicante e cicatrizante. É uma argila conhecida por remover metais e obtém sua cor verde a partir de matéria vegetal decomposta, como algas ou clorofila. Também se acredita que melhora a circulação sanguínea e é seborreguladora.